quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O QUE É O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR ?


Ensino Médio Inovador

O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.

O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea. 

Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos:  Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes;  Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e  Leitura e Letramento.

A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, as escolas de Ensino Médio receberão apoio técnico e financeiro,através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.



Contatos:
Ministério da Educação
Secretaria de Educação Básica
Diretoria de Currículos e Educação Integral – DICEI
Coordenação Geral de Ensino Médio - COEM
Telefone: 61 2022 8305
E-mail: coem@mec.gov.br 
Palavras-chave: SEB, ensino médio inovador


As escolas contempladas pelo projeto da USE16 estarão a partir do dia 03/12/12 , aplicando um instrumental de analise com as turmas de 1º.2º e 3º ano do Ensino Médio.
Inicialmente serão aplicados nas escolas abaixo:

  • DILMA CATTETE
  • JOSÉ VALENTE
  • JOAQUIM VIANA
  • ALCIDES CARNEIRO
  • HELENA GUILHON
  • CONSUELO COELHO
  • NAGIB COELHO MATNI


Contamos com o apoio das escolas para a aplicação dos instrumentais.









segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO DIÁRIO DE CLASSE


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
UNIDADE SEDUC NA ESCOLA – USE 16

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO DIÁRIO DE CLASSE

01- O professor deverá preencher diariamente a frequência escolar de seus alunos (utilizar a letra P nos campos para presença e F para falta dos alunos). Não deixar os campos de frequência em branco;

02- A capa do diário de classe somente poderá ser encapada ou o diário encadernado com papel ou plástico transparente após o preenchimento: Escola: colocar o nome completo, Curso: Ensino Fundamental, Médio ou Educação de Jovens e Adultos, Nome do(a) educador(a), Turma, Turno,  Município, Estado e Ano:

03- Observar Instruções de Preenchimento contido no Diário de Classe;

04- Não podem ter rasuras (corretivo, lápis ou borracha) ou qualquer tipo de colagem;

05- O conteúdo programático bimestral do diário de classe deverá estar de acordo com o Plano de Ensino do professor, sendo visado no diário de classe pela Coordenação Pedagógica;

06- Ao final do ano letivo todos os campos em branco deverão ser anulados;

07- Utilizar a mesma cor de caneta (azul ou preta) até o último bimestre;

08- Os alunos que forem matriculados no decorrer do ano letivo darão prosseguimento à lista e deverão ser anotados pela secretária escolar;

09- Na página reservada para registro de frequência, colocar somente os dias letivos e nas atividades suspensas deverá constar nas colunas o evento realizado.

10- Na página de OBSERVAÇÕES registrar as ausências e as justificativas apresentadas pelos alunos ou seus responsáveis durante o bimestre.

11- O registro dos conteúdos e atividades pedagógicas desenvolvidas deverá ser realizado, considerando objetivos, conteúdos e propostas de atividades. É importante que neste processo de registro que deve ocorrer na própria escola, principalmente nos momentos em que os alunos estão em atividades nas demais disciplinas; o professor esteja atento às falas, movimentos de grupos nas atividades realizadas em sala de aula, ao desenvolvimento individual, questionamentos e a necessidade de continuidade do trabalho.

12- O parecer individual do aluno deve ser preenchido pelo professor de forma que transpareça a realidade vivenciada no espaço escolar. Neste sentido, não se deve preencher todos os dados em um único momento, ou seja, as anotações devem estar pautadas em situações de rotina e cada aluno, por mínima que seja sua participação nas aulas deve merecer comentários. Cuidado para que não haja depreciação e rotulação do aluno, bem como repetições de comentários como se a turma fosse homogênea.

13- Encerrado o semestre, o Diário de Classe devidamente preenchido, deverá ser entregue na secretaria da escola.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

RESULTADO DOS SIMULADOS DA PROVINHA BRASIL APLICADOS NAS TURMAS DE 1º, 2º E 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

A equipe pedagógica da USE16  ao longo do ano letivo de 2012, vem desenvolvendo ações diagnosticas quanto ao processo de letramento dos alunos do ensino fundamental e analisando coletivamente os resultados, visa o encaminhamento dos temas voltados para a formação continuada dos professores.
PROVINHA BRASIL SAIBA MAIS!
A equipe pedagógica é formada por especialistas, mestres e doutorandos: Marcos Silva, Elisa Serrão, Paula Farias e Wany Góes.

OBJETIVOS DA SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS:


  • Refletir sobre as possíveis disparidades de resultados entre as escolas participantes ;
  • Elaborar estratégias de superação dessas disparidades, com abordagem de variados aspectos pedagógicos envolvidos. 
1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL:















2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL:



















3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL













segunda-feira, 5 de novembro de 2012

INFORMES: REUNIÕES


  • REUNIÃO COM CORONEL CAMPOS
  • DIA: 07/11
  • LOCAL: IESP
  • HORA: 9:00
  • PUBLICO: DIRETORES DAS ESCOLAS




  • REUNIÃO SOBRE CONTROLE DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
  • DIA:14/11
  • HORA:8:30
  • LOCAL: USE 16
  • PUBLICO: TÉCNICOS EM EDUCAÇÃO