quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

JORNADA PEDAGÓGICA USE16-2013


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
UNIDADE SEDUC NA ESCOLA – USE 16

COMUNICADO
            Comunicamos que no Período de 04 a 08 de março de 2013 teremos a Jornada Pedagógica USE 16 2013 com todos os educadores (Professores, Coordenação Pedagógica) que atendem o Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e 1ª a 2ª Etapas da EJA Ensino Fundamental, conforme quadro abaixo:
DATA
HORÁRIO
04/03
Das 14h às 18h.
05/03
Das 14h às 18h.
06/03
Das 14h às 18h.
07/03
Das 8h às 12h.
08/03
Das 8h às 12h.
Local: Escola Joaquim Viana (Laboratório de Informática).

          Solicitamos às escolas interessadas que entrem em contato com a equipe pedagógica da USE (Marcos, Sâmia e Wany) até o dia 05/03/2013 para que possamos viabilizar a apresentação cultural no encerramento do evento.  
A presença de todos será muito importante. Contamos com a colaboração dos diretores em facilitarem a participação de todos os funcionários nos eventos.


Ananindeua, 27 de fevereiro de 2013.
            Atenciosamente,


Cristina Pamplona
Gestora

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MOBILIZAÇÃO PELA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639 NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO PARÁ


O ano de 2013 marca o início de um período de aprofundamento do debate sobre os direitos da população afrodescendente. A Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução contra o racismo e a discriminação racial, propondo a Década do Afrodescendente (2013-2022). 

Em 2013, também comemoramos 10 anos de aprovação da Lei 10.639, que que institui obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Africanas e Afro-Brasileiras. Diante da publicação desta lei, o Conselho Nacional de Educação aprovou as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas a serem executadas pelos estabelecimentos de ensino de diferentes níveis e modalidades, cabendo aos sistemas de ensino, orientar e promover a formação de professores e professoras e supervisionar o cumprimento das Diretrizes. 

A Secretaria de Estado de Educação do Pará, através da Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial – COPIR, tem se destacado no cenário nacional promovendo a formação inicial e continuada de professores/as da Rede Pública. O principal projeto em ação é o Afro-Pará, que somente nos últimos dois anos já tendeu 437 profissionais da educação em 11 municípios. Para este ano projeta-se atender 600 educadores/as em mais 10 municípios. 

A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas nos currículos da Educação Básica trata-se de acertada decisão política, com fortes repercussões pedagógicas. Com esta medida, reconhece-se que, além de garantir vagas para negros nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a história e cultura de seu povo, buscando reparar danos, que se repetem há cinco séculos, à sua identidade e a seus direitos. 

A relevância do estudo de temas decorrentes das produções socio-históricas afro-brasileiras e africanas não se restringe à população negra, ao contrário, diz respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação democrática. 

Visando o atendimento às Diretrizes, conclamamos todas as escolas da Rede Estadual de Educação do Pará a inserirem no seu Projeto Político Pedagógico ações contribuam para a implementação efetiva da Lei 10.639. Desta forma, nossas escolas desempenharão um relevante papel de promoção e inclusão social e de combate ao racismo e ao preconceito racial. 

Para auxiliar as equipes pedagógicas, compartilhamos em PDF os seguintes recursos: 

- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas 

- Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais 




Apresentamos, abaixo, as ações da Campanha: 

1ª ação - Minha Escola contra o racismo 

Até o dia 15 de março, as coordenações pedagógicas precisam informar por e-mail ( copirseduc@gmail.com ) o que sua escola tem de proposta sobre a inclusão da temática das relações étnico-raciais no calendário escolar. Informar a data, o evento e o objetivo da ação. Esta ação também visa estimular que as escolas enviem permanentemente informações de eventos ocorridos para divulgação no blog www.copirseduc.blogspot.com . 

2ª ação – Criação de Núcleos de Diversidade Étnico-Racial nas URE's 

Até 15 de março, as URE's podem informar por e-mail ( copirseduc@gmail.com ) sobre a possibilidade de criação de Núcleos de Educação e Relações Étnico-Raciais. Hoje já temos a notícia que as 1ª e 8ª URE's, Bragança e Castanhal, respectivamente, já possuem Núcleos que propõem e acompanham ações pedagógicas de implementação das DCN's para o ensino da história e cultura africanas e afro-brasileiras. 

3ª ação – Uso do Calendário Afro-Brasileiro 

Faz-se necessário romper com o reducionismo de falar de cultura afro-brasileira somente no período próximo ao 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Precisamos garantir que a cultura afro-brasileira seja abordada durante o ano todo. Além de 20 de novembro, temos como proposta para ação os dias 21 de março (Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial), 11 de maio (Dia Nacional do Reggae - data de morte do cantor Bob Marley, 1981), 13 de maio (Dia de Denúncia contra o Racismo), 25 de maio (Dia da Libertação da África), 25 de julho (Dia da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha), 31 de julho (Dia da Mulher Africana, instituída em 1962 pela Organização Pan- Africana de Mulheres) e 15 de outubro (Dia Nacional da Umbanda e cultos afro-brasileiros). No blog www.copirseduc.blogspot.com temos o Calendário Afro-Brasileiro na íntegra. 


Todas as escolas devem participar da Mobilização pela Implementação da Lei 10.639 nas Escolas Estaduais do Pará . Valorizar a diversidade na escola é a estratégia mais eficaz de superação do preconceito e da discriminação racial. 

-- 
Coordenadoria de Educação para Promoção da Igualdade Racial 
Diretoria de Educação para Diversidade Inclusão e Cidadania 
Secretaria Adjunta de Ensino 
Secretaria de Estado de Educação do Pará 
Rodovia Augusto Montenegro Km 10 s/n 
CEP 66.820-000 
Fone: (91)32015157/5059 

www.copirseduc.blogspot.com 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

FIQUE SABENDO!!!


 COMBATE AO RACISMO É VALORIZADO NO MARAJÓ


O historiador Vinicius Darlan
O historiador Vinicius Darlan

Já não é mais novidade o compromisso de escolas escolas “Ademar de Vasconcelos” de Salvaterra e “Gasparino Batista” de Soure com uma Educação voltada para as Relações Étnico-Raciais na ilha do Marajó. As duas instituições uniram forças com o propósito de mudar o olhar e o agir dos jovens sobre as diferenças de cor de pele, gênero, religiosa e ideológica.
O ano de 2012 foi tão produtivo para estas duas escolas, que o reconhecimento da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), para o ano de 2013, virá em recurso financeiro para a continuidade do projeto pedagógico que virou referência, e visa promover a superação do racismo no ambiente escolar.
ÁFRICA BRASIL LOGOMARCAOutro importante reconhecimento foi a escolha do Prof. Esp. Vinícius Darlan, coordenador do projeto nestas duas escolas, para contribuir com a equipe de facilitadores da Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (COPIR/SEDUC) no Programa de Formação Continuada de Professores, o “AFROPARÁ” idealizado pelo Prof. Amilton Sá Barretto, coordenador da COPIR, com suporte pedagógico do Professor Tony Vilhena.
Vinícius Darlan, que é historiador, também foi convocado para participar do processo de validação do material de apoio pedagógico integrante do Projeto Brasil/África: Histórias Cruzadas da UNESCO – Ensino Fundamental II, com apoio do MEC/SECADI e coordenado pelo Programa Ações Afirmativas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esse processo contribuirá para análise crítica e aperfeiçoamento do material que em breve estará nas escolas de todo o Brasil, e tem como principal fonte os 08 volumes da coleção História Geral da África, financiada pela UNESCO, e com tradução para o português financiada pelo MEC. As obras visam ampliar o universo sociocultural, e a partir daí promover o exercício da tolerância e eliminar toda e qualquer forma de perseguição sócio-política.
“A educação das relações étnico-raciais deverá ser um dos eixos estruturantes do projeto político pedagógico e do currículo das escolas, e isto além de um dever de lei, é um dever moral.” afirma Vinícius Darlan. Os caminhos para as ações de educação para as relações étnico-raciais, em 2013, já começam a ser trilhados com uma tendência natural e necessária à interdisciplinaridade, e envolvimento cada vez maior da comunidade, nestas escolas. A culminância da validação ocorrerá nesta terça feira, 05 de fevereiro, numa tele-conferência com a participação de professores de outros estados e representantes da UNESCO e do MEC.

Fonte: Dário Pedrosa

I Seminário sobre Pesquisas em HIV & I Seminário sobre Gênero e Raça na UFPA




Em 2012 organizamos o I SEMINÁRIO SOBRE PESQUISAS EM HIV para comunicar as pesquisas que o Programa de Pós-Graduação em Psicologia  (PPGP/UFPA) realizam no campo em Belém e no municipio de Barcarena e dialogar com algumas instituições que atuam na prevenção e tratamento do HIV, entre elas o Hospital Universitario João de Barros Barreto e a SESPA.

Em 2013, o II SEMINÁRIO SOBRE PESQUISAS EM HIV é realizado em conjunto com o I SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO E RAÇA NA UFPA, pois as questões desta temática em relação à mulher negra adolescente em contexto da Unidade Básica de Saúde serão focalizadas no bienio 2012-2014 pelo Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas NUFEN. 

Realização:  Dias 21 e 22 de fevereiro no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Os eventos contam com a participação de pesquisadores da UNIFESP/SANTOS; UFPA: PSICOLOGIA E CASA BRASIL ÁFRICA – CIÊNCIAS SOCIAIS E e profissionais que atuam nas instituições de saúde municipais e estaduais

INSCRIÇÕES : As inscrições serão realizadas somente a tarde das 14 as 18 hs

Local: SECRETARIA DO MESTRADO EM PSICOLOGIA COM AS BOLSITAS DO NUFEN: MILENA, MARCIA, E O MESTRANDO WARLINGTON LOBO NO VALOR SIMBÓLICO DE  R$ 10,00 (DEZ REAIS)
SERÁ EMITIDO CERTIFICADO.

Aberta as inscrições: Concurso de Plano de Aula Aplicando a lei 10.639/2003


Fonte: GELEDES


Lançamento - "Você conhece aquela? A piada, o riso e o racismo à brasileira"

Lançamento -  "Você conhece
aquela? A piada, o riso e o racismo à brasileira"

A piada, cujo intuito é provocar o riso e dissimular conflitos, explicita com jeitinho a fragilidade da democracia racial e social brasileira, tornando ainda transparente a tentativa padronizadora perpetrada pelo branqueamento. Aqui, o autor analisa como as piadas sobre ...

ONU lança guia para denúncias de discriminação étnico-racial



A Organização das Nações Unidas no Brasil lançou no final de 2011 um guia para auxiliar a denúncia de discriminação étnico-racial. O documento apresenta o conjunto de instrumentos nacionais e internacionais que garantem a igualdade étnico-racial, bem como informações sobre o marco legal brasileiro e internacional, além de endereços dos órgãos de atendimento à população nos estados e capitais.
Guia de orientação das Nações Unidas no Brasil para denúncias de discriminação étnico-racia
O “Guia de Orientação das Nações Unidas no Brasil para Denúncias de Discriminação Étnico-racial” responde a uma série de demandas da sociedade civil identificadas durante a II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (II CONAPIR), realizada em 2009.

Para ler o Guia na íntegra clique aqui

Workshop de cantigas infantis indígenas


Jovens negros: o massacre das principais vítimas do Brasil

Com baixa expectativa de vida, jovens negros são as principais vítimas do Brasil

Em quase todos os países, assim como no Brasil, as principais causas de mortes entre as pessoas são doenças como as cardíacas, isquêmicas, acidentes vasculares cerebrais, câncer, diarreias e HIV. Mas outro fator vem ganhando as primeiras posições nas últimas décadas: o da violência. Segundo dados da Vigilância de Violências e Acidentes do Sistema Único de Saúde (Viva SUS 2008-2009), o homicídio tem ficado em terceiro lugar do ranking de causas de mortes dos brasileiros e, estratificando-se pela faixa etária de 1 a 39 anos, este número alcança a primeira posição.
Ratificando este índice, de acordo com a pesquisa Global Burden of Disease (GBD) – Carga Global de Doença, em português, publicada neste mês pela revista inglesa The Lancet e organizada pela Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, o Imperial College, de Londres, e a Organização Mundial da Saúde (OMS), o fator violência é apontado como a principal causa de mortes entre jovens no Brasil e Paraguai. Entre os países da América Latina, a Argentina, Chile e Uruguai têm os assassinatos em 12ª colocação, enquanto na Europa Ocidental, que inclui países como Inglaterra, França e Espanha, as mortes violentas ficam em 50ª lugar.
jovens negros brasil
Além de idade, as vítimas têm cor. Jovens negros são as principais vítimas do Brasil

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Coordenadoria de Educação para Promoção da Igualdade Racial
Diretoria de Educação para Diversidade Inclusão e Cidadania
Secretaria Adjunta de Ensino
Secretaria de Estado de Educação do Pará
Rodovia Augusto Montenegro Km 10 s/n
CEP 66.820-000
Fone: (91)32015157/5059

www.copirseduc.blogspot.com

ABERTO O PERIODO DE AGENDAMENTO DA PROGRAMAÇÃO DO PROJETO SESC EM CENA


Carta Convite
Senhor (a) Diretor (a)
O SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO – SESC, Administração Regional no Estado do Pará, vem por meio deste instrumento, convidar sua escola a participar do projeto SESC EM CENA.
O projeto terá como característica principal em 2013 a realização de apresentações de artes cênicas (Teatro e Dança) e oficinas nas dependências da Unidade SESC Doca e em Escolas das Redes públicas e/ou privadas com a finalidade de estimular e desenvolver o conhecimento artístico dos alunos.
Programação:
Atividades de Apresentações Artísticas (Teatro e Dança): Apresentações de grupos e companhias da região e dos Grupos de Dança e Parafolclórico do SESC
Atividades de Desenvolvimento Artístico e Cultural (Oficinas): Oficina teórico/prática de dança folclórica, contemporânea e ballet.
Para que sua escola possa participar da programação do SESC EM CENA é necessário, apenas a confirmação através do telefone (091) 4005-9512, setor de Apresentações Artísticas, das 12h00 às 20h00, de segunda a sexta-feira, informando o número de alunos e sua respectiva faixa etária.
Agradecemos a atenção dispensada por V. Srª e aguardamos a sua confirmação.
Atenciosamente,


REUNIÃO PDDE

DIA: 27/03/2013
HORA:14:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO SOUZA FRANCO
PUBLICO: COORDENADORES DO CONSELHO ESCOLAR , TESOUREIROS E DIRETORES

Estão sendo convocados os representantes dos Conselhos Escolares ( Coordenador e Tesoureiro) das escolas jurisdicionadas a essa USE para participarem de reunião que ocorrerá dia 27/02/13 ( quarta-feira) às 14:00 no auditório da EE Visconde de Souza Franco ( Av. Almirante Barroso), para tratar de assuntos referentes a prestação de contas dos recursos recebidos através do Programa Dinheiro Direto na Escola /PDDE, bem como, cadastramento de dados dos conselhos.
        Solicitamos que os Representantes dos Conselhos ( Coordenador e Tesoureiro), se façam presentes, munidos com cópia da documentação relacionada abaixo:
-       Cópia de ata de Constituição do Conselho vigente;
-       RG, CPF e comprovante de residência.

PAZ PRA TI- REUNIÃO

DIA: 07/03/2013
HORA:08:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO COMANDO DA POLICIA MILITAR
PUBLICO: GESTORES

Neste encontro, haverá a participação do novo Comandante do Policiamento da Capital, Cel Campos. Vai ser um momento de integração com as unidades da Policia Militar, no sentido de melhorar as condições de insegurança vivenciadas por todos. Momento em que cada  gestor fará um relato de suas vivências e apontará a necessidade de atuação mais rápida no atendimento das demandas advindas das escolas. Nesta reunião espera-se também contar com a participação do Delegado Roberto Teixeira, para efetivamente integrarmos as ações.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

INFORME: REUNIÃO PARA ELABORAÇÃO DO CALENDÁRIO ESCOLAR 2013

Informamos que no dia 05/01/2013 ( terça-feira) as 15:00 horas, na USE 16,  reuniremos com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos para definirmos o calendário escolar 2013. Bem como para orientações sobre como funcionam os ciclos de aprendizagens e suas atividades pedagógicas desenvolvidas nas escolas:

  • A implementação do 6º ano  do Ensino Fundamental e suas mudanças
  • Conselho de Ciclo
  • Avanço e retenção dos alunos
  • Simulado
  • Avaliação continua
  • Registros sínteses e demais atividades
FOTOS DO EVENTO



ENCAMINHAMENTOS:

A partir da socialização  do calendário escolar 2013 proposto pela  USE 16, foram acatadas as propostas dos  diretores, vice- diretores e coordenadores pedagógicos para a reestruturação das ações  educacionais  por meio de uma ação conjunta para serem efetivadas durante o ano letivo.