quarta-feira, 24 de abril de 2013

ESCOLA JOÃO CARLOS BATISTA PROMOVE PROJETO DE AULA INAUGURAL

     Professores, Tecnicos em Educação e Direção da Escola João Carlos Batista mobilizam-se em prol da qualidade da educação viabilizada pela pratica pedagogica interdisciplinar, coletiva e participativa.
    O projeto intitulado:AULA INAUGURAL: UMA AÇÃO INTERDISCIPLINAR  E INOVADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM; objetiva incentivar o espirito de coletividade e integração no desenvolvimento do processo educacional, com vistas a influenciar, sob o mesmo enfoque, a vida em sociedade.

   O projeto será realizado nos três turnos sob a coordenação  de uma equipe de professores e tecnicos em educação, por meio da realização de oficinas e palestras educativas a serem ofertadas aos alunos e aos demais membros da comunidade escolar.
TEMAS DO EVENTO: 
  • SOCIEDADE, CONSUMO E MEIO AMBIENTE
  • CARBOIDRATO, OBESIDADE E MASSA
  • REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
  • CARIMBÓ RECICLAVEL
  • CURTAS PARAENSES
  • ÉTICA E CIDADANIA
  • DESENHOS ABSTRATOS FEITOS SOMENTE COM LINHAS BASEADAS NO TRABALHO DE PAUL KLEE
  • AMBIENTE ESCOLAR: PRESERVE A ESCOLA , ELA ESTÁ EM SUAS MÃOS
  • O GENERO TEXTUAL: A CHARGE
  • VIOLENCIA 
  • OFICINA- RECICLAVEL (LIXO)
  • OFICINA- TESTE VOCACIONAL
  • OFICINA- QUIMICA DOS MATERIAIS
REGISTROS DA ABERTURA DO EVENTO







NA ESCOLA DILMA CATTETE TEM PROEMI/PJF

    O PROEMI/PJF tem como enfoque metodológico o tema: Entendendo o Meio Ambiente Urbano, com o objetivo de favorecer reflexões e ensinamentos que disseminam a pratica da responsabilidade ambiental com base em quatro temas fundamentais- água, energia, resíduos sólidos e áreas verdes.
  A metodologia promove a educação ambiental a partir  do estudo de situações da vida cotidiana no meio urbano , pela perspectiva da preservação e sustentabilidade.  Estimula o diálogo entre as áreas e disciplinas  do Ensino Médio com temas transversais relacionados ao Meio Ambiente , Ética e Cidadania.
   No projeto Jovem do Futuro os alunos da Escola Dilma Cattete participam de atividades voltadas para a Educação Ambiental com o projeto Horta:











terça-feira, 9 de abril de 2013

SUGESTÕES PARA MEDIAÇÕES PEDAGOGICAS DA ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DE TURMA

  1. Sensibilização e esclarecimento dos alunos sobre as funções dos representantes de turma (sugestão: utilização de slide e musica com vídeo abaixo);
  2. Exposição das propostas de ação das chapas;
  3. Debate entre os grupos de sala de aula (Que escolas temos? Que escolas queremos?);
  4. Exposição das propostas das chapas com cartazes produzidos pelos alunos;
  5. Exposição de cartazes de estimulo a participação dos alunos (produzidos por Tecnicos Pedagógicos e professores).

    Socialização do slide sobre a função dos representantes de turma



Slides 04 04-2013 - formação técnicos das uses-pdf from use16

VÍDEO SUGERIDO PARA REFLEXÃO SOBRE A PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA


REGISTROS DA REUNIÃO DE ORIENTAÇÃO DOS TÉCNICOS PEDAGÓGICOS SOBRE  AS MEDIAÇÕES DA ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DE TURMA:




segunda-feira, 8 de abril de 2013

REUNIÃO COM TECNICOS PEDAGOGICOS SOBRE A ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DE TURMA


LOCAL: USE 16
HORA:15:00
DATA: 09/04/2013

CRONOGRAMA - Representantes de Turma

DESENVOLVIMENTO
DATA
Início e término das inscrições de Representante de Turma.
08e 09/04/2013
Reunião com dois representantes de cada Escola na USE 16 às 15 horas
09/04/13
Preparação nas escolas – Técnicos e professores para eleição dos REPRESENTANTES DE TURMA (nos turnos correspondentes as escolas)
15, 16, 17/04/2013

Eleição do Representante de Turma – DIA D

18/04/2013
Divulgação dos Representantes de Turma nas Escolas.
19 a 22/04/2013
Disponibilidade de acesso ao Sistema
22/04/2013
Inserção no Sistema pelo Técnico da Escola
A partir 23/04/2013
Apresentação dos Novos Representantes de Turmas.
POSSE NAS ESCOLAS
25/04/2013
Formação dos Técnicos Pedagógicos das escolas com os Representantes de Turma com a participação dos PARCEIROS
Incluir no Calendário Escolar


SINTESE DA JORNADA PEDAGOGICA 2013

A UNIDADE SEDUC NA ESCOLA – USE 16 promoveu, no período de 04 a 27/03/13, a sua I Jornada Pedagógica dando continuidade à Proposta de Formação Continuada dos educadores que desenvolvem suas ações educacionais e pedagógicas nas 19 (dezenove) escolas que compõem esta USE, com o objetivo de discutir e reelaborar coletivamente o plano de ação e os conteúdos curriculares das Escolas nos princípios da promoção e emancipação dos sujeitos para o fortalecimento de um projeto de sociedade democrática.
O primeiro momento foi de acolhida aos participantes com a exibição de vídeo e slide motivacionais denominados de “O caminho” partindo de reflexões como:
  • Que caminho é esse que me foi dado trilhar?
  • Que caminho é esse que preciso decifrar?
A Jornada Pedagógica reuniu os educadores conforme sua área de atuação nas escolas constituindo um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico, com o objetivo de consolidar o planejamento para o ano letivo de 2013, a partir da reflexão sobre o desempenho da escola e do estabelecimento de ações e metas com responsabilidade e compromisso através de um processo contínuo de avaliação para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes.
O evento constituiu-se em três momentos específicos:

PERÍODO
PÚBLICO ALVO
04 à 08/03/13
Educadores do Ensino Fundamental I
11 à 15/03/13
Educadores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio
26 e 27/03/13
Educadores da Educação de Jovens e Adultos

Durante o período da Jornada Pedagógica foi debatido sobre a Proposta Político-Pedagógica, Fundamentos, Metodologia e Avaliação, bem como foi realizado o planejamento de estudos para este ano letivo a partir de palestras e discussão envolvendo as seguintes temáticas: Ensino Fundamental de 9 anos, Educação de Jovens e Adultos, Pedagogia de Projetos, Avaliação Simulada e Registro Síntese de Avaliação.
O evento oportunizou a criação de um tema geral - RESSIGNIFICANDO OS VALORES PARA A QUALIDADE DO ENSINO NO COMBATE À VIOLÊNCIAobjetivando o desenvolvimento do trabalho coletivo no ambiente escolar para fortalecer a autoestima, as relações interpessoais e o diálogo entre os membros da comunidade escolar para a formação integral do educando - gestão participativa em busca de uma educação de qualidade, com a finalidade de motivar, contribuir e compartilhar com todos os educadores a construção de estratégias de aprendizagem no ambiente escolar, além de identificar e valorizar as experiências do aluno para construir:
  • atitudes de valores no contexto escolar possibilitando, por meio das atividades pedagógicas, atitudes de respeito diante de suas relações interpessoais para favorecer um ambiente de harmonia no contexto escolar.
  • na comunidade escolar, a paz através do amor e respeito para promover relações de amizade, amor e solidariedade e conscientização sobre a necessidade de cooperação entre as pessoas.
Para os técnicos da USE 16, idealizadores e articuladores da Jornada Pedagógica, as temáticas tem como objetivo tentar aproximar o máximo a teoria da realidade do aluno, além de considerar os problemas mais urgentes ou mais graves que são vivenciados no contexto escolar, detectados através do diagnóstico feito pelos educadores.
Partindo da necessidade de conhecer e respeitar a vivência do aluno, os educadores poderão adaptá-la e aplicá-la de acordo com as características de cada escola para definir as metodologias para o alcance das metas.
Neste sentido concluímos que a proposta pedagógica de uma escola precisa ser consolidadas a partir de um tema que irá nortear temáticas a serem desenvolvidas conforme a necessidade de cada contexto escolar.
FLASHS DA I JORNADA PEDAGÓGICA DA USE 16

ABERTURA


PALAVRAS OFICIAIS DE ABERTURA DO EVENTO
GESTORA CRISTINA PAMPLONA

CICLO DE PALESTRAS

ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PALESTRANTE: TÉCNICA WANY GÓES



AVALIAÇÃO SIMULADA
REGISTRO SÍNTESE DE AVALIAÇÃO
PALESTRANTE: TÉCNICO MARCOS SILVA



PEDAGOGIA DE PROJETOS
PALESTRANTE: TÉCNICA SAMIA BRAYD

PARTICIPAÇÃO DOS EDUCADORES