segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Seduc oferta mais de 7 mil vagas nos cursos técnicos de escolas tecnológicas

Mais de sete mil vagas estão sendo ofertadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) através das Escolas Estaduais Tecnológicas da capital e do interior. O período de pré-matrícula inicia nesta quinta-feira, 20, e segue até o dia 28 deste mês. As vagas são destinadas às seguintes modalidades: Ensino Médio Integrado, Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e Subsequente.

As 3.320 vagas da modalidade de Ensino Médio Integrado são destinadas aos estudantes que já concluíram o Ensino Fundamental e tenham a idade de 17 anos e 11 meses completos no ato da matrícula. A duração do curso é de quatro anos, conforme o plano escolar e o projeto de curso de cada escola. Após a conclusão do curso, o aluno receberá o diploma de Técnico de Nível Médio Integrado.

Na modalidade de Jovens e Adultos (Proeja) estão sendo ofertadas 1.960 vagas. O estudante deverá ter, no mínimo, 18 anos de idade no ato da matrícula. O curso terá a duração de três anos e os alunos receberão o diploma de Técnico de Nível Médio. Já para a modalidade Subsequente, estão sendo ofertadas 1.840 vagas, destinadas aos alunos que já concluíram o Ensino Médio. O curso terá a duração de dois anos. Os cursos técnicos ofertados, municípios ofertantes de vagas e escolas tecnológicas estão nos editais, assim como os critérios de classificação e de desempate.

O resultado da primeira convocação deverá ser divulgado no site da Seduc no dia 17 de março. O interessado deve confirmar sua matrícula no período de 20 a 28 de março, na secretaria da escola para a qual se candidatou ao realizar a pré-matrícula. Os documentos necessários para a confirmação de matrícula e data da segunda convocação estão nos editais de publicação de cada modalidade. As aulas devem iniciar no dia 28 de abril.

Gincana Literária da Feira Pan Amazônica do Livro é lançada em Belém

Representantes de Unidades Setoriais de Ensino (Uses) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) participaram na manhã de hoje, na Escola Cordeiro de Farias do lançamento da Gincana Literária. O evento faz parte da programação da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, realizada ao longo do ano. O objetivo é incentivar entre os estudantes o hábito da leitura, a partir da valorização das obras e de autores paraenses.
Na ocasião foi feito o sorteio das Uses que vão integrar a gincana desta edição. Foram elas a USE 9, a USE 10, a USE 15 e a USE 16. Cada uma dessas unidades engloba cerca de 20 escolas públicas.
Antes do sorteio, a coordenadora da Feira do Livro, Andressa Malcher explicou como ocorre à dinâmica desse evento ao longo dos meses e apresentou algumas novidades da Feira para este ano. “Chegamos este ano a nossa 18ª edição, a maioridade, como costuma dizer o secretário Paulo Chaves, que é o idealizador da feira”, disse. “Este ano, o País homenageado será o Qatar, porque este será o ano do Brasil no Qatar, com programações envolvendo cinco estados, sendo o Pará um deles, e será também o ano do Qatar no Brasil”, completou a coordenadora, ressaltando que o escritor homenageado será o Milton Hatoum.
Logo em seguida, Andressa Malcher fez uma breve explicação sobre o funcionamento da Gincana Literária. “Cada uma das quatro equipes formadas por 15 alunos de escolas das Uses sorteadas ficará responsável por um escritor, que deve ler sua obra e discutir com o grupo. É preciso pesquisar sobre as homenagens e condecorações recebidas e representar uma das obras. A equipe também deve responder a 20 perguntas sobre autor e obra”, detalhou aos presentes.
alt
Uma das Uses sorteadas para participar da gincana este ano foi a USE 9 para a surpresa da representante, Elaine Mércia. “Ano passado também fomos sorteados e participamos com cinco escolas. Este ano, vamos trabalhar para que outras escolas, do total de 18 que compõem essa USE, possam participar. Costumamos mandar convite a todas para que todas possam ter oportunidade”, disse.
Quem também esteve presente ao lançamento da Gincana Literária da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro foi o escritor Antônio Juraci Siqueira, que já foi um dos escritores homenageado de uma edição anterior do evento. “Faço questão de prestigiar o lançamento da gincana e a própria gincana porque considero esta uma das mais importantes ações da Feira do Livro, porque incentiva o conhecimentos dos nossos escritores por um público tão especial quanto os estudantes das escolas públicas”, avaliou.
Na próxima semana, em uma reunião no dia 19, às 9h, no Teatro Gasômetro, entre a coordenação da Feira do Livro e a Uses sorteadas serão apresentados os quatro nomes dos escritores escolhidos para serem trabalhados durante a gincana, bem com o tema da redação.
A Gincana Literária da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro é promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) em parceria com a Seduc, por meio da coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Siebe).
No ano passado, a Gincana Literária ocorreu no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, e mobilizou 250 alunos de escolas públicas para a realização de trabalhos a partir de pesquisas sobre quatro autores paraenses. Todas as equipes receberam premiações, do 1º ao 4º lugar, com medalhas e troféus. A equipe vencedora desenvolveu seus trabalhos a partir da vida e da obra da escritora paraense Olga Savary.
Este ano a gincana será nos dias 10, 11 e 12 de setembro, em Belém, abrangendo a Região Metropolitana e as regiões do Capim (no nordeste do Estado) e do Baixo Amazonas (no oeste).
Texto: Alexandra Cavalcanti - Secult
Fotos: Tamara Saré - Secult
SECULT © 2014. Todos os Direitos Reservados.

SELEÇÃO DE PROFESSORES PARA O PROJETO PARÁ

Projeto Pará: Projeto de redução da defasagem Idade-ano tem como objetivo atender aos estudantes com idade superior a esperada para cursar o ano escolar em que estão matriculados (alunos em distorção idade-ano). O referido projeto utilizará a metodologia de telessala através da Fundação Roberto Marinho que traz características específicas quanto a essa metodologia, favorecendo a adequação aos diferentes contextos, garantindo, ao mesmo tempo, estruturas, flexibilidade e inovação nas práticas docentes, com significativos resultados na aprendizagem e permanência dos estudantes em sala de aula.



O projeto ora citado se organiza em uma estrutura modular que compreende quatro módulos de ensino que atendem, distintamente, ao Ensino Fundamental e Ensino Médio. Cada módulo deverá trabalhar dois ou três disciplinas, que serão ministradas mediante uso exclusivo do material didático (livros e Dvds) sem os quais o projeto não poderá alcançar o resultado esperado o que exige a mediação de professores competentes entre o aluno(a) e a metodologia implementada.


. CRONOGRAMA 
ETAPAS ATIVIDADES PERÍODO 
1 Inscrições no Site da Seduc. 17/02/2014 a 02/03/2014 
2 Resultado preliminar 11/03/2014 
3 Entrada de recursos 12 e 13/03/2014 
4 Homologação do resultado 17/03/2014 
IV – Alterar no item 8 - Disposições Finais, o sub-item 8.3 referente à inter