terça-feira, 25 de novembro de 2014

ESCOLAS ESTÃO REALIZANDO A AVALIAÇÃO DO SISPAE

Sistema avalia, em novembro, a educação no Estado

Serão aplicadas em 26 e 27 de novembro de forma simultânea em todo o Estado, as provas de português e matemática do SisPAE 2014 – Sistema Paraense de Avaliação Educacional.

O exame acontece em todos os níveis de ensino nas redes municipais e na estadual em todo o Pará, e produz informações que orientam processos de decisão, em acompanhamento sistemático das ações desenvolvidas por uma melhor educação pública no Estado.

A avaliação, realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) mede o aprendizado, identificando fatores socioeconômicos e culturais inerentes à realidade do ensino no Pará.

No site da Seduc, gestores, professores, alunos e famílias e todos os envolvidos na educação, podem acompanhar as ações previstas no SisPAE 2014 www.seduc.pa.gov.br.

Com metodologia mais rigorosa que a utilizada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) mapeia cientificamente e revela os problemas que afligem a educação no Estado. Os resultados do SisPAE 2013 indicam que o desempenho em Língua Portuguesa e em Matemática precisa melhorar, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio.

Avaliação - “O SisPAE propõe reflexões e análises pedagógicas dos indicadores e resultados, e referenda políticas de educação e ações focadas na melhoria do desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio,” destaca o Secretário de Estado de Educação, José Seixas Lourenço. Para ele, a metodologia do SisPAE: “é capaz de relacionar o desempenho com o contexto sociocultural dos alunos e educadores ao caracterizar a educação paraense, atribuindo-lhe identidades no currículo, nos planos escolares e de gestão”.

Em 2013, avaliação abrangeu 172 mil estudantes de 70 municípios que haviam aderido ao SisPAE, mais da metade dos 326.556 alunos da 4ª e da 8ª séries do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio. Em 2014, com a adesão de 141 dos 144 municípios paraenses ao Sistema, a abrangência da avaliação será ampliada, devendo atingir um milhão de alunos.

No SisPAE 2013, a principal constatação foi a de que dentre alunos do 4º ano, a proficiência em Língua Portuguesa dos cerca de 70% dos alunos avaliados está entre os padrões avançado e adequado. Os restantes 30% encontram-se nos níveis básico e abaixo do básico, indicando habilidades ainda por serem desenvolvidas. Esses resultados indicam que se precisa atuar diretamente na apropriação do sistema de escrita, na capacidade de interpretação, no estabelecimento de relação de causa e conseqüência e no tratamento da informação textual.

“Será no SisPAE 2014 e 2015 e no IDEB 2015, que se observarão um desempenho melhorado e a elevação dos índices de aprendizagem como efeito de diversos projetos que compõem a abordagem do Pacto pela Educação do Pará no enfrentamento de temas fundamentais como os que apontam o SisPAE. Alfabetização na Idade Certa, Aprender Mais, Coordenação de Pais, além da metodologia Entre Jovens, do Estudar Vale a Pena, do ProEnem e da Educação para o mundo do trabalho são apenas algumas dessa iniciativas”, informa o Secretário de Estado de Educação do Pará, José Seixas Lourenço.

Contextual - Como fatores internos e externos à escola interferem na aprendizagem é outra vertente da avaliação do SisPAE. Por exemplo, o SisPAE 2013 indica que “escolas onde o clima escolar é mais favorável ao aprendizado, onde os atores se sentem mais satisfeitos e pertencentes, motivados e com um melhor diálogo, os estudantes apresentam, em média, melhores resultados na avaliação”.

O SisPAE prioriza a avaliação continuada e subsidia dois campos de ação: uma é a necessidade de ações voltadas para que o estudante perceba-se e seja percebido pela sociedade em um contexto de mudanças individuais e sociais a partir da escola; e a relação entre proficiência e desempenho dos alunos com fatores contextuais como a condição sócio econômica, o clima escolar, a gestão escolar, as atitudes e práticas pedagógicas, além das expectativas e das condições de atendimento delas.

Uma abordagem descentralizada e transparente da gestão também contribui com o aprendizado e o Pará tem avançado como pioneiro em eleição direta para diretor e vice-diretor de escolas públicas estaduais, a partir da Lei Estadual 7.855, de 14 de maio de 2014, e, também, tem como prática de gestão a eleição de membros de conselhos escolares.