segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO DIÁRIO DE CLASSE


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
UNIDADE SEDUC NA ESCOLA – USE 16

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO DIÁRIO DE CLASSE

01- O professor deverá preencher diariamente a frequência escolar de seus alunos (utilizar a letra P nos campos para presença e F para falta dos alunos). Não deixar os campos de frequência em branco;

02- A capa do diário de classe somente poderá ser encapada ou o diário encadernado com papel ou plástico transparente após o preenchimento: Escola: colocar o nome completo, Curso: Ensino Fundamental, Médio ou Educação de Jovens e Adultos, Nome do(a) educador(a), Turma, Turno,  Município, Estado e Ano:

03- Observar Instruções de Preenchimento contido no Diário de Classe;

04- Não podem ter rasuras (corretivo, lápis ou borracha) ou qualquer tipo de colagem;

05- O conteúdo programático bimestral do diário de classe deverá estar de acordo com o Plano de Ensino do professor, sendo visado no diário de classe pela Coordenação Pedagógica;

06- Ao final do ano letivo todos os campos em branco deverão ser anulados;

07- Utilizar a mesma cor de caneta (azul ou preta) até o último bimestre;

08- Os alunos que forem matriculados no decorrer do ano letivo darão prosseguimento à lista e deverão ser anotados pela secretária escolar;

09- Na página reservada para registro de frequência, colocar somente os dias letivos e nas atividades suspensas deverá constar nas colunas o evento realizado.

10- Na página de OBSERVAÇÕES registrar as ausências e as justificativas apresentadas pelos alunos ou seus responsáveis durante o bimestre.

11- O registro dos conteúdos e atividades pedagógicas desenvolvidas deverá ser realizado, considerando objetivos, conteúdos e propostas de atividades. É importante que neste processo de registro que deve ocorrer na própria escola, principalmente nos momentos em que os alunos estão em atividades nas demais disciplinas; o professor esteja atento às falas, movimentos de grupos nas atividades realizadas em sala de aula, ao desenvolvimento individual, questionamentos e a necessidade de continuidade do trabalho.

12- O parecer individual do aluno deve ser preenchido pelo professor de forma que transpareça a realidade vivenciada no espaço escolar. Neste sentido, não se deve preencher todos os dados em um único momento, ou seja, as anotações devem estar pautadas em situações de rotina e cada aluno, por mínima que seja sua participação nas aulas deve merecer comentários. Cuidado para que não haja depreciação e rotulação do aluno, bem como repetições de comentários como se a turma fosse homogênea.

13- Encerrado o semestre, o Diário de Classe devidamente preenchido, deverá ser entregue na secretaria da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário